Volvo Cars cria rede de estradas eletrificadas em 13 trechos do país

A divisão de automóveis da consagrada marca sueca Volvo tomou duas importantes decisões de mercado, mobilidade e sustentabilidade esta semana. Primeiro, ele vai montar rotas com carregadores rápidos em rodovias, possibilitando viagens mais longas com os carros elétricos. Segundo, tornou a linha XC40 totalmente elétrica, algo inédito no Brasil. 

A instalação desses carregadores em rodovias que ligam capitais e destinos importantes está dividida em cinco fases – e a primeira já estará funcionando no início de 2022.  Serão criados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte etc. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente. 

“Estamos proporcionando aos donos de veículos elétricos fazerem viagens intermunicipais, e até interestaduais. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade. As pessoas podem deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.

 Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos. “A Volvo já tem quase 1 mil eletropostos espalhados pelo país, sem cobrança, e disponíveis a donos de outras marcas. Queremos cada vez mais difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas”, diz João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Movimento

Em relação ao XC40, porta de entrada dos modelos da marca, a partir de agora todos serão 100% elétricos. “Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Estamos pegando nosso principal produto e transformando-o em elétrico. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade”, comemora João Oliveira.

Esse é um movimento que começou em 2017, com o lançamento do XC90 Plug-in Hybrid. Já em 2020, a Volvo passou a ter ao menos um veículo eletrificado em cada um de seus modelos e, com isso, alcançou a vice-liderança do segmento premium. Já no início de 2021, a marca deixou de comercializar veículos somente a combustão, tendo somente modelos híbridos e elétricos em seu portfólio. E agora para 2022, torna a linha XC40 100% elétrica, o que representará 40% das vendas no Brasil de veículos elétricos.

Read More

Leave a Reply

Your email address will not be published.